Soluções 

15 de agosto de 2020, a aQuamec trouxe possíveis soluções para o reaproveitamento do lodo entre as formas possíveis de reutilizar o lodo, estão:

Reaproveitamento industrial;

Fabricação de tijolos e cerâmicas;

Produção de agregado leve para construção civil;

Produção de cimento;

Reaproveitamento agrícola;

Fertilizante orgânico e compostagem;


O processo POPE "Precipitação Orientada a Produto Específico" visa limpar águas residuais industriais de metais pesados, por um lado, e obter esses metais como matérias-primas secundárias, por outro. O processo é baseado em uma reação de precipitação, que é alcançada através de uma reação de precipitação. A alcalinização direcionada das águas residuais e a adição opcional de íons de ferro divalentes são desencadeadas. As principais fases geradas são óxidos de metais pesados ​ou metais de valência zero.


Agreste Saneamento

Empresa que reutilizam o lodo das ETAs:

 

Na Iguá Saneamento, cinco concessionárias da holding – Agreste Saneamento, Atibaia Saneamento, Spat Saneamento, Iguá Rio e Águas Cuiabá – utilizam o lodo resultante das operações de suas ETEs e de ETAs para diversas finalidades, como fertilizantes agropecuário de alta qualidade, tijolos para construção e energia vinda de biogás formado pelo lodo.

Com a missão de adotar medidas produtivas para reduzir o impacto ambiental, a Agreste Saneamento - empresa do grupo Iguá Saneamento - desenvolve na região do agreste alagoano projetos inovadores na área da sustentabilidade. Um deles, é o reaproveitamento do lodo, retirado a cada dois meses das unidades dos municípios de São Brás e de Arapiraca, para a fabricação de tijolos ecológicos. Que além do bem ao meio ambiente, vem gerando empregos ao necessária grande mão de obra

Responsável pelo abastecimento de 10 municípios da região agreste de Alagoas desde 2018, a Agreste Saneamento, também destina os resíduos das ETAs de forma sustentável. Após o tratamento com a retenção de resíduos resultantes dos processos físicos e químicos, o lodo vira matéria-prima e é destinado para as cerâmicas, para a produção de tijolos ecológicos.Ideais para locais de clima semiárido, as mantas também são usadas na agricultura para o cultivo de hortaliças folhosas


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora